18 junho 2012

Fiona Apple - The Idler Wheel.. (2012)


 

Até então eu nunca dei atenção pra Fiona Apple. Eu a conhecia de longe, de passar do outro lado da rua e cumprimentar com um aceno, de ouvir Criminal e achar ok. Mas quando alguém coloca um polvo na cabeça é porque está na hora de discutir a relação. E foi assim que eu a conheci.

The Idler Wheel... (2012) é o quarto álbum de Fiona e, não terei vergonha de admitir, o primeiro que entrou na minha biblioteca. E talvez até seja por eu não ser um dos fãs que esperaram pelo disco novo durante sete anos que ele me caiu tão bem.



Eu ouvi uma Fiona despretensiosa, um pouco dramática, teatral, que comove o ouvinte só com um piano. Every Single Night é uma música que daria para resumir o disco, Fiona é grande nos detalhes - "I just want to feel everything" -, com inúmeras vozes na sua cabeça e, ao mesmo tempo, simples. Ela soa como uma triste canção de ninar. 

Fiona Apple é uma grata surpresa por transpassar toda sua vulnerabilidade, ânsia de ser amada e outras emoções desconfortáveis com onomatopeias - nada naquele estilo imaturo de Mallu Magalhães. Ainda sim são composições bem construídas; como Valentine e seu "you-you-you-you" ou Jonathan e as repetições de "I don't wanna talk about". Outra forma de comoção utilizada pela cantora é a percussão (eu disse que a Fiona está nos detalhes) que, em Left Alone, acompanham o desespero e solidão de Fiona.

Em geral The Ider Wheel (2012) é um disco bem coerente nos seus arranjos - Fiona está sempre bem acompanhada do seu piano. Os destaques vão para Regret, que foge um pouco dos padrões da cantora com seu vocal rouco/gritado, mas serve como uma carta para todos aqueles relacionamentos mal-acabados (e que a gente secretamente guarda um rancor mesmo depois de anos). E Daredevil, outra canção sobre carência, ciúmes e uma vida amorosa aniquilada - aliás, esse tema é recorrente nos álbuns de música pop ultimamente, mas Fiona soube não cair no clichê.

The Idler Wheel Is Wiser Than The Driver of The Screw And Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do, Fiona Apple
Lançamento: 15 de junho de 2012
Origem: New York, Estados Unidos
Estilo: indie, piano, songwriter
Selo: Epic
Para quem gosta de: Regina Spektor, Tori Amos, St. Vincent
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff