Thiago Pethit - Estrela Decadente (2012)


Mexido.
Adj. Misturado, agitado, revolvido.
Bras. (MG). Comida preparada com a sobra de outras refeições.
Música. Quando um cantor mistura em uma panela os elementos que deram certo no álbum anterior pra fazer outro. É comumente usado por artistas que, ao terem um disco elogiado, preferem não sair da sua zona de conforto. Fonte: eu.

Mas nem sempre mexido é sinônimo de desastre. É visualmente perceptível que Thiago Pethit recria o clima de cabaret do seu debut, no vídeo de Pas de Deux a fórmula é a mesma usada em Nightwalker. Entra Laura Neiva, sai Alice Braga. A receita é a mesma, só o dançar que não é tão devagar.



Eu gosto do Thiago Pethit. As composições dele são decentes, ainda que açucaradas. Berlim, Texas (2010) é um bom disco e suas músicas são bem construídas, como Forasteiro e Fuga Nº 1. É um pouco imaturo, contudo, parecia que o cantor mirava o estrelato aqui e no exterior resultando em versões como Don't Go Away, que desanda após um minuto e meio com suas onomatopeias. Mas, no geral, ele é um artista completo - brinca com a estética, letra e ritmo, vide o ar de balada oitentista em Pas de Deus.

A aposta na figura do cabaret não decepciona, como na parceria de Pethit com Mallu Magalhães rendendo Perto do Fim, a canção lembra Unattainable do Little Joy e também fala sobre o fim de um relacionamento. Mas é quando Thiago Pethit ousa que seu som vira uma grata surpresa, Estrela Decadente flerta com o rockabilly e se sobressai do restante do álbum. Outro destaque é a teatral Surubaya Johnny, uma releitura da música de Kurt Weil e Bertolt Brecht e que conta com a participação de Cida Moreira.

Estrela Decadente (2012) repete o mix de referências já utilizado Thiago Pethit. Apimenta um pouco de um lado, por exemplo, em Dandy Darling, sem perder de vista o romantismo que já havia conquistado em Berlim, Texas (2010) como em So Long, New Love. Não é inovador, mas também não cai na rotina (o sexy sem ser vulgar da música).


Estrela Decadente, Thiago Pethit
Lançamento: 20 de agosto de 2012
Origem: Brasil
Estilo: cabaret, folk, nova mpb
Selo: Tratore
Para quem gosta de: Céu, Cícero, Marcelo Jeneci, Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz, Vanguart

O disco esta disponível para download no site oficial de Thiago Pethit.