14 outubro 2012

Sea Wolf - Old World Romance [2012]

 

“If I could surround you with beautiful sounds, I will / If I, if I could repay you for coming to save me, I will / If I, if I could be who you want me to be, I will / If I, if I could surround you with beautiful sounds, I will, I will, I will.” 

Não sou muito fã de denominações como "banda de um homem só". Porém, às vezes é impossível fugir desta alcunha. Sea Wolf é o nome pelo qual o californiano Alex Brown Church tem se apresentando nestes últimos anos desde que surgiu no cenário indie-pop. Para se ter uma ideia, ele já trabalhou em produções com o Band of Horses, o  Fleet Foxes e até o The Shins. Após dois ótimos álbuns, Leaves In The River e White Water, White Bloom, podemos dizer o som do Sea Wolf finalmente começa a ganhar sua própria identidade mostrando traços bem peculiares.


Old Friend como canção de abertura não poderia ter sido melhor escolhida. Ela apresenta praticamente todas as nuances que permeiam os 37 minutos de Old World Romance: Letras que questionam o passar dos anos e o envelhecer, como no verso“..But now we're getting older and we're growing up so now less action in the water"; ótimo uso de arranjos, sejam violinhos, percussões ou mesmo cordas; mas principalmente, a aparente apatia musical.

Não me entendam errado, ao citar "apatia musical" eu não quero colocar nenhuma analogia negativa nem pessimista neste Old World Romance, mas uma coisa é certa, todas estas questões de amadurecimento, envelhecimento e, por que não, o derradeiro terceiro disco que acaba com muitas carreiras, fazem com que Church e seu Sea Wolf deixem um pouco o brilhantismo pop de outrora para compor canções mais instrospectivas, e consequentemente, prover um disco mais cinzento, coberto pelas suas dúvidas e experiências de vida, perfeitamente ilustradas no mar da capa do disco.

Este cenário obscuro, mesmo com alguns momentos menos nebulosos, só ganhará os primeiros raios deste mesmo sol que quase desfalece no horizonte na epopeia pop Saint Catherine St., de longe a minha música favorita deste trabalho. Bateria cadencianda, xelofones (e xelofones muito bem utlizados, diga-se de passagem, os músicos sabem o quão difícil é utilizar este instrumento sem soar datado ou pretencioso), uma melhodia catchy com um excelente refrão e uma letra estupenda. "Come back, come back to yourself, because there's nowhere else to go, you've been there too long in the snow and It's ruining your hair, oh", aqui você encontra todos os moldes necessários para se compor uma grande canção pop.


Este lampejo e alegria, luz e vibração logo vai embora, e o cenário cinzento volta na metade final do disco. Como um todo, Old World Romance é o tipo de trabalho que é um prato cheio para velhos críticos conservadores e colunistas de hits mal intencionados falarem mal em resenhas extremamente tendenciosas com "achismos". Como eu expliquei ainda há pouco, a sonoridade deste álbum é bastante única. Podemos até construir algumas pontes sonoras e mesmo citar algumas influências como nas faixas Changing Season que lembra uma composição do Keane, ou na "arcade-fireana" Kasper. Mas excetuando esses raros momentos, Old World Romance acaba ganhando seu mérito por soar autêntico e, definitvamente, apesar dos marcadores que preciso a colocar no post, não se situar em nenhum estilo em específico.

Precisei de mais de oito audições para entender a proposta real deste álbum, talvez a já mencionada ausência de hits seja um grande impecílio para novos ouvintes ou leitores desavisados. Mas com o tempo a unidade do trabalho se faz evidente e podemos perceber que as 10 faixas deste Old World Romance precisam desesperadamente umas da outras.

Recomendo. E para ajudar na recomendação, saibam que o Sea Wolf já foi responsável por gravar uma das composições mais lindas de 2009.

Sea Wolf - Old World Romance
Lançamento: Setembro de 2012
Origem: Los Angeles / Estados Unidos
Estilo: Indie-pop / Indie-folk
Minha nota: 7 /10
Pra quem gosta de: The Hellio Sequence / Rogue Wave
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff